Fique atento para esses 4 pontos ANTES de abrir um negócio
Recentemente eu li um artigo que fala sobre diversos passos necessários para iniciar um novo empreendimento. O que mais me surpreendeu é que minha percepção sobre esses pontos é um pouco diferente daquela mencionada no artigo, talvez porque lendo sobre isso foquei na questão mais atual da nossa realidade, a volatilidade do mundo empreendedor em 2020.
De qualquer forma, acredito que alguns deles são pontos realmente importantes e, por isso, irei trazê-los para vocês, mas com um olhar através da minha perspectiva como empreendedora. São eles:
*Entenda O PORQUÊ você quer empreender
Muitas pessoas tem a vontade de empreender e talvez uma ideia de qual negócio lançar, no entanto, não conhecem profundamente suas crenças internas e como elas podem ser prejudiciais à sua gestão desde o início.
Como primeiro passo, considero esse o mais importante, já que somente conhecendo seus motivos reais para empreender será possível se manter focado no esforço que será preciso fazer durante a vida empreendedora.
*Descubra QUAIS SÃO os seus diferenciais
Através da descoberta sobre a sua razão de empreender, já será meio caminho andado para definir com mais clareza quais são os seus diferenciais. Uma das formas de se conscientizar sobre essas características será perguntando para seus contatos para te definir em apenas uma palavra, eu sempre me surpreendo quando faço isso e adoro conhecer as percepções de cada um.
Outra forma, ao meu ver até mais simples, seria listar as atividades que você mais ama fazer, através dela é possível descobrir seus valores e com eles mais facilmente seus diferenciais.
*BUSQUE o máximo de INFORMAÇÕES possíveis
Acredito que esse passo seja o mais estratégico de todos, buscar informações sobre o mercado que você deseja se inserir pode ser o “pulo do gato” no mundo empreendedor. Desde sempre aceito e reforço diariamente a crença de que “conhecimento é poder” e reforço aqui novamente. Como em todas as etapas da nossa vida, conhecer a necessidade e qual é o seu público alvo pode ser extremamente lucrativo para um novo negócio.
*CONSTRUA a sua “organização”
O quarto passo é colocado nesse momento por motivos divinos ( minha percepção 🙂 ), pois com as informações já coletadas desde o início, será possível organizar sua estrutura através de uma ferramenta maravilhosa, o modelo de negócios.
Pessoalmente eu adoro essa ferramenta, ela é simples e muito útil para que o empreendedor possa ter mais clareza sobre a ideia de negócio e se ela é viável ou não.
Anote num caderno ou folha todas as informações para visualizar de forma mais clara o sistema nervoso central do possível negócio, pessoalmente consigo obter vários insights dessa forma e alterar os pontos que não estiverem de acordo com o “quadro geral”, ou seja, com o negócio que desejo criar.
Deixar um Comentário